ASTROS E NÚMEROS.ARTE PERSONALIZADA PARA TATUAGEM - MANDALAS PERSONALIZADAS - FILTRO DOS SONHOS PERSONALIZADO - TATTOO SIMBOLOGIA PESSOAL

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CONEXÕES - MAPA ASTRAL E KARMA

DESCOBRINDO O KARMA PESSOAL ATRAVÉS DO MAPA ASTRAL

Através do Mapa Astral, ou como alguns denominam Carta de Nascimento ou Mapa Natal é possível a verificação de alguns focos indicativos do Karma. KARMA é a lei cósmica de causa e efeito baseada nas várias vidas, ou encarnações. É uma seqüência de experiências, dolorosas ou não, que devem ser enfrentadas durante a vida, devido a ações ou omissões praticadas em outras encarnações. Segundo a tradição da Índia (visto que a palavra karma e seu significado são originários da Índia e mais tarde a teoria foi assimilada por outras filosofias e religiões) O Karma é encarado como uma "lei" do Universo que se fere, sobretudo, ao renascimento ou reencarnação.
Em primeiro lugar, karma significa "ação e trabalho". Num segundo sentido, significa o efeito de ações ou a soma final dos efeitos de ações passadas e, portanto, trocando em miúdos, o controle do comportamento ajuda a não "criar" karma. Tal "controle", para as tradições/filosofias/religiões baseadas no conceito de karma, envolve todo um ritual, práticas espirituais, algumas delas bastante complexas bem aquisição de hábitos, evolução espiritual, etc...
Como focos indicativos do karma individual, logo a primeira vista e sem entrar em considerações mais profundas como aspectos astrológicos ou dignidades planetárias, teremos a presença de planetas retrógrados, a situação da Cabeça e Cauda do Dragão e as localizações dentro do mapa dos planetas Saturno e Plutão.
Um planeta retrógrado é aquele que, na hora do nascimento da pessoa, estava "andando para trás", não que isto de fato aconteça, o planeta apenas aparenta estar andando para trás porque diminui seu movimento longitudinal.
O enfoque mais comum do planeta retrógrado é no nível esotérico, quando são interpretados como traços difíceis trazidos de vidas passadas. Através dele se pode perceber com mais clareza aspectos ocultos e/ou que se manifestam de forma inconsciente.
A presença de planetas retrógrados em um mapa astral deve ser considerada como um ponto de enfoque e de atenção pela pessoa, já que sua presença indica, entre outras coisas, traços negativos provenientes de encarnações anteriores. No nível interior podem haver sentimentos/emoções que são difíceis de serem expressas ou o são com extrema dificuldades.
A presença de planetas retrógrados pode ainda fazer com que haja um certo distanciamento do ambiente exterior, a ser muito tímido e/ou ter atitudes compulsivas e comportamentos instintivos, especialmente quando se sente sob pressão.
No entanto o próprio planeta retrógrado torna-se um ponto focal para o desenvolvimento na vida atual, portanto, quanto mais planetas retroagindo em um mapa astral, maior o potencial indicado para o seu desenvolvimento atual. Por outro lado, quanto maior o número de retrógrados, maior a tendência a se sentir diferente dos demais, à inadaptação ao mundo exterior.
Os nodos da Lua conhecidos como Cabeça e Cauda do Dragão, são pontos imaginários que demarcam uma espécie de equador celestial e são utilizados pelos astrônomos no cálculo das distâncias astronômicas, dos eclipses, etc...
Em astrologia são considerados como medidas da relação entre tempo e espaço; eles nos mostram "onde estamos" levando em conta o tempo de nosso nascimento.
Sendo dois os nodos lunares, o norte (Cabeça do Dragão) e o sul (Cauda do Dragão). Em contraste com o nodo norte, o nodo sul representa um ponto de estagnação. Nele se encontram os potenciais que impedem a pessoa de progredir; é onde ela faz naturalmente as coisas que lhe ocorrem, permanecendo na linha de menor resistência.
As qualidades que o nodo sul representa podem não ser efetivamente vícios, mas a probabilidade é que as tenhamos super explorado à custa dos nossos potenciais do nodo norte.
Ao desenvolver os potenciais do nodo norte, podemos nos dar conta de que muitos de nossos sonhos pessoais podem estar diretamente relacionados com a expressão das energias e atitudes do nodo norte, e nossos sonhos de uma vida melhor podem ser atingidos através de uma mudança de estilo de vida e das atitudes interiores para refletir positividade e uma maior visão construtiva, revelada pela cabeça do dragão.
O planeta Saturno é tido como aquele que traz limitações, restrições, frustrações, disciplina e renúncia. Pela casa que ocupa dentro do mapa astral, Saturno indica a área da vida na qual é provável que a pessoa venha a se sentir frustrada em sua auto-expressão e, onde é muito provável, que venha a sofrer decepções e enfrente dificuldades. Saturno simboliza um processo psíquico, bem como experiências comuns a todos os seres humanos, processo este pelo qual a pessoa poderá utilizar as experiências da dor, da restrição e da disciplina, como um meio de ampliar sua consciência e seu desempenho material, psicológico e espiritual.
Este planeta é ainda relacionado a circunstâncias e/ou sentimentos dolorosos que não parecem ter ligação com qualquer fraqueza ou imperfeição por parte da própria pessoa, mas que simplesmente acontecem ou são sentidos, acarretando desse modo a Saturno, o título de "O Senhor do Karma".
A posição de Plutão dentro do mapa astral representa as impressões psíquicas profundamente fixadas que resultam de desejos e ações passadas, inclusive de outras encarnações, que se manifestam sutilmente como compulsões e obsessões que não possuem explicação racional. Seu posicionamento revela algo antigo de nossa personalidade que continua ativo e ainda guarda considerável concentração de energia psíquica. Como a razão nos é desconhecida e estamos, no entanto à mercê dessa razão, podemos tornar muitos setores de nossa vida, de alguma forma, decepcionantes para nós mesmos.
Esta energia, em geral, permanece inconsciente e relacionada com antigos padrões de vidas passadas e atua como uma espécie de complexo psicológico que motiva modelos compulsivos de pensamento e comportamento em nossa vida presente.
Plutão representa o complexo de poder que existe em todos os seres humanos, que tanto pode levar a realizações quanto à destruição. Este planeta força, cedo ou tarde na vida, uma transformação, transformação essa necessária para o cumprimento do Karma que, algumas vezes pode ser feita através da destruição, já que há por parte da maioria das pessoas, resistência quanto a mudanças drásticas, porém necessárias.
A casa(no mapa astral) onde se encontra Plutão é talvez a mais energizada dentro do tema, já que mostra a área da vida onde o indivíduo tentará se impor ou impor sua vontade ou seu poder aos demais. Esta área, no entanto, é também aquele onde se pode dar os maiores passos para o desenvolvimento espiritual.
Plutão é o que está oculto, sua energia é purificadora e leva o ser humano a passar de um estágio espiritual ao outro, quando ele tem consciência de sua energia e de porque ela se manifesta.
Plutão encerra capítulos na vida individual, afasta o que não é mais útil para o bom desenvolvimento da encarnação atual.
Este planeta está no portal da vida espiritual, devido a suas características de profundidade, seriedade, transcendência e regeneração e se manifesta em todos os relacionamentos individuais, a começar pela relação entre a vida atual e a encarnação passada.
Sendo assim, a localização de Saturno em um mapa astral, indica não só problemas e/ou dificuldades em uma área específica da vida como também encarnações passadas que explicam o karma da encarnação atual e as experiências frustrantes associadas a esse planeta são necessárias, uma vez que são educativas, tanto no sentido prático, com no sentido psicológico e espiritual.
O posicionamento de casa de Plutão indica quais as transformações mais profundas que o indivíduo deve fazer em si mesmo e como se comportar diante da vida, lidando com o poder.Indica ainda a área da vida onde o indivíduo tende a se sentir sozinho e isolado, já que este planeta está relacionado com as profundezas da psiquê humana, com tudo o que está "enterrado" dentro de cada um de nós.
Saturno manifesta-se na vida atual "cobrando dívidas" de encarnações passadas através de experiências relacionadas a algumas das áreas da vida; Plutão atua da mesma forma, mas de forma mais ampla, envolvendo o relacionamento do indivíduo com o grupo e com a humanidade.
A Cabeça e a Cauda do Dragão nos indicam por onde começar a fazer mudanças de estilo de vida para superar fatores de estagnação onde se encontram potenciais que impedem a pessoa de progredir por permanecer na linha de menor resistência.
Já os planetas retrógrados esclarecem os traços difíceis trazidos de vidas passadas e, através dessa compreensão, se pode perceber com mais clareza aspectos ocultos e/ou que se manifestam de forma inconsciente, possibilitando à pessoa lidar melhor consigo mesma e, consequentemente, com o ambiente no qual está inserida.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Lúcia de Mendonça Orsi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.